quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Projeto armário cápsula

Olá, depois que conheci esse instagram: Por favor menos lixo ando repensando muitas coisas na minha vida, nos questionar é necessário e ainda bem que podemos mudar sempre de opinião e hábitos. A Karin mostra como podemos viver sem produzir muito lixo, também fala sobre veganismo e dá dicas de como substituir produtos que fazem mal a nós e ao meio ambiente.

Então depois de conhecer essa e outras pessoas muito bacanas decidi fazer um desafio a mim mesma 😄 nesse primeiro semestre de 2018 não comprarei nenhuma peça de roupa, já tenho mais que o suficiente e vou ter que me virar pra cumprir o desafio. No segundo semestre de 2018 vou me desapegar de todas as peças que eu não tiver usado nesse primeiro semestre e me desfazer das que estiverem muito gastas, e  desejo montar um armário cápsula, com poucas peças mas de qualidade.
Andei olhando o pinterest para ter ideias sobre o tema e achei essas fotos incríveis:

Já ouviu falar em armário cápsula? Veja como aplicar esse conceito ao seu dia-a-dia e agilizar a hora de se vestir!

armário cápsula e minimalista ideias de looks

Build Your Perfect Capsule Wardrobe - Curate Your Capsule Wardrobe - FREE WORKBOOK - Free Printables- Free EBook - Minimalism Organization Declutter | www.shesbabely.com

Capsule wardrobe: all year, all occasions. 2017– Use less

Já parou pra pensar no tanto de vezes que ficou na frente do seu armário e disse: Não tenho o que vestir!
Quem nunca?
Mas a verdade é que temos muitas coisas que não usamos ou não gostamos tanto, depois que eu tirei do meu guarda roupa tudo que eu não gostava/usava me arrumo muito mais rápido, não fico parada esbravejando que não tenho o que vestir, é libertador você ver tudo organizado e saber que só tem peças que gosta e se sente bem.

Seguir pessoas com o pensamento parecido com o seu é super importante pois nos motiva a seguir em frente, nos mostra que é possível viver com menos e nos inspira a sermos sempre melhores.
Depois que percebi o quanto a produção e transporte de tudo que é feito no nosso país demanda de água e outros recursos naturais, penso muitas vezes antes de comprar qualquer coisa, fora os casos de mão de obra escrava por parte de muitas redes de loja de roupas.

Realizar compras conscientes não é fácil mas também não é impossível, tenho peças de fast fashions acusadas do crime já citado mas não pretendo comprar mais. Adquirir peças de pequenos produtores locais é uma maneira de quebrar esse ciclo, frequentar brechós também, tenho certeza que tem um super maneiro aí na sua cidade, a indústria num geral lucra com nossa falta de interesse em saber como tudo funciona, questionar é o caminho para mudanças e melhorias.

Antes de comprar algo, qualquer coisa, pare e pense: Eu preciso? Preciso agora? Não vou viver sem? Vale o que custa? Se você for pra casa e não continuar pensando no que queria não compre, já tem coisas produzidas demais no mundo, será que vale a pena fazer mais?

Até logo! ;)



4 comentários:

  1. Parabéns Taty te desejo sorte e perseverança para cumprir as tuas metas, e esperamos ver os teus looks diários da cápsula ;)...Divulgue lugares legais para comprar, esses pequenos fabricantes e comércio regionais. Também fico brava quando vejo na etiqueta "made in China" além de todas as coisas ruins que sabemos que os trabalhadores chineses passam, os trabalhadores brasileiros ficam sem emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Simone!! Vou postar sobre lugares sim, quero pesquisar marcas nacionais que sejam bacanas e se preocupem com o consumidor. E os looks quero postar também, estou pensando em um lugar pras fotos e conto com minha ajudante Ana para ser a fotógrafa =)

      Excluir
  2. Parabéns Sister, está indo pelo caminho certo, adorei o que li e fico muito contente de como pode abrir a mente das pessoas, consumistas como "EU" kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mala minha, acredito que todos nós estamos sempre evoluindo, do mesmo modo que me ajudaram espero poder ajudar alguém. =)

      Excluir